SAMU*| Visita técnica e mini capacitação no posto de saúde da vila Felix Pinto

Publicado em: 04/01/2020
 — Foto: PEYXOTINHO/ASCOM/CANTÁ

✅ O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/Cantá) realizou nesta sexta-feira visita técnica ao posto de saúde da vila Félix Pinto.

O objetivo foi unificar o protocolo de urgência e emergência entre SAMU e a unidade, em razão do aumento no número de ocorrências graves na Região.

Houve ainda uma minicapacitação sobre avaliação de vítimas graves, sinais vitais, escala de coma de Glasgow, escala de Cincinnati e avaliação primária.

Devido ao aumento de vítimas graves em Félix Pinto, foi implantado na unidade um modelo de ficha de atendimento padrão.

O modelo será adotado pelas demais unidades de saúde do Município em data posterior.

Ao longo do ano, o secretário de saúde Edmar Augusto vai manter visitas rotineiras às UBSs e a realização de cursos e capacitações para que os profissionais possam prestar um bom atendimento a população.

*Equipamento de alta qualidade*

Ontem foi entregue ao SAMU um Oxímetro de pulso, equipamento importante para atender pacientes em situação de urgência e emergência.

Segundo o Coordenador do SAMU, José Helinaldo, esse aparelho veio numa hora de extrema necessidade.

"Sem esse equipamento, é difícil o socorrista ter um parâmetro de gravidade, tendo que se orientar apenas pela clínica do paciente (sinais e sintomas)", disse.

Adquirido pela Prefeitura, o equipamento é de altíssima qualidade. Ele monitora os batimentos cardíacos e o nível de oxigênio na corrente sanguínea do paciente e é utilizado pelos melhores SAMUs do Brasil.

"Com essas informações, os socorristas poderão realizar um atendimento adequado, orientado pelo Médico Regulador da Central de Regulação do SAMU. Estamos muito felizes com essa aquisição", disse.

*#PrefeituraTrabalhando*
*#PorUmCantaMelhor*