XADREZ NA ESCOLA | Projeto passa a ser executado na escola Tia ERCiLIA, a partir de 2019
18 DE DEZEMBRO DE 2018

— Foto: ASCOM/CANTÁ

Nesta terça-feira (18/12), o prefeito Carlos Barbudo firmou termo de parceria entre a Polícia Militar do Estado de Roraima para execução do projeto Xadrez na Escola no Município. O termo de parceria foi firmado na secretaria Municipal de Educação, com a participação do Soldado Guilherme Lima, autor do Projeto Xadrez, que representou a PM/Roraima. Criado em 2016, o projeto já atendeu mais de 140 crianças nas escolas estaduais, na sede e na Serra Grande I. O objetivo do projeto é desenvolver a filosofia de Polícia Comunitária, além da política pública de ação social, por meio do esporte.Trata-se de uma ferramenta de inserção social com resultados imediatos e surpreendentes. Polícia comunitária é uma filosofia e uma estratégia organizacional que proporciona uma parceria entre a população e a polícia, baseada na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, como crimes, drogas, medos, desordensfísicas e morais. Em dois anos, o projeto obteve três medalhas de ouro nos jogos escolares do Estado. Também representou por três vezes o Estado de Roraima nos jogos escolares nacionais, de Curitiba, em 2017, e Natal, em 2018. A partir da parceria, as aulas serão realizadas sábado no período das 8 as 12h, na escola Tia Ercilia. Na escola, serão atendidas em média 50 crianças, em duas turmas: uma de iniciantes e outra de avançados. Conforme o soldado Guilherme Lima, será contratado um professor responsável pelas aulas, por meio da Prefeitura, ficando apenas na coordenação do projeto. Durante a assinatura da parceria, além da secretária de educação Elisângela Santos e professores, estiveram presentes alguns alunos que participam do projeto, acompanhados de responsável. Entre eles, os alunos Ana Vitória e João Guilherme, que em agosto passado foram campeões estaduais nos jogos nacionais, cada um em sua categoria. A mãe de João Guilherme, a professora Kátia Jane, afirma que o filho obteve grandes resultados em sua participação no xadrez representando o Estado, além de outros benefícios, no aprendizado escolar, que ajudou bastante. "Percebemos ainda que os demais estudantes tiveram melhora na disciplina escolar, gerando rendimento", disse. Na ocasião, o prefeito Carlos Barbudo disse que fará o que puder para ajudar os jovens, por meio da parceria, envolvendo a participação da Secretaria Municipal de Educação. "O caminho é esse: o esporte. (...) Todos estão de parabéns pelas conquistas alcançadas. Nas próximas vitórias, aqui vocês serão recebidos com festa", disse aos estudantes, apostando em bons resultados nas competições do próximo ano.