CÂMARA MUNICIPAL | Abertura dos trabalhos legislativos é marcada por união em prol do Município
15 DE FEVEREIRO DE 2019

— Foto: ASCOM/Cantá

✔A sessão solene de abertura do Ano Legislativo na Câmara Municipal foi marcada nesta sexta-feira pela manifestação da união de esforços em prol do desenvolvimento do Município. Os vereadores se colocaram a disposição dos secretários e o prefeito para somarem forças no projeto comum a fim de promover as ações que o Município e a população precisam. O plenário da Câmara ficou lotado durante a sessão. Prestigiaram a solenidade o prefeito Carlos Barbudo, o vice Paulinho Peixoto, servidores públicos, secretários municipais e lideranças sindicais e políticas. Ao se pronunciar, o prefeito Carlos Barbudo anunciou que fez parcelamento (60 x) das dividas da Prefeitura com a Receita Federal. "Agora temos que apertar os cintos. Vamos tirar a Prefeitura do Cadastro Único de Convênios (Cauc) e correr em busca de recursos, não só de emendas, mas também dos agentes financeiros. A partir de agora, poderemos pegar recursos para trabalhar. Que Deus abençoe a todos", disse. O CAUC é um sistema que disponibiliza informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais por parte dos municípios, dos estados e do distrito federal, necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal. O vereador Delegado Alexandre destacou a importância das pessoas acompanharem os trabalhos da Câmara. " Fico feliz em ver a casa cheia", informou. Ele falou das ações realizadas em parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, visando liberar as suas atividades, em especial, as licenças para agricultores. "Os trâmites para liberação da Secretaria já estão avançados", disse. Nos discursos, o prefeito foi elogiado em função das melhorias que o Município recebeu nas últimas semanas. Entre elas, as obras de infraestrutura urbana e as ações das secretarias de educação e da saúde. Wendell Feitosa e Neguinho da Saúde agradeceram pelos resultados apresentados pela gestão, desejando boa condução dos trabalhos na agricultura, com a expectativa do Município receber as máquinas das Patrulhas Mecanizadas para alavancar o trabalho no Interior. Assim como os demais vereadores, Amigo Tata falou da felicidade em representar o povo e sempre tentar fazer o melhor para as pessoas, por meio da atuação em parceria entre o prefeito e sua equipe. "Sei das dificuldades da gestão para conduzir os trabalhos. Ele (o gestor) recebeu as chaves da prefeitura por meio da Polícia Federal e, por saber da importância dessa luta diária para reestruturar o município, continuarei somando forças", afirmou. A vereadora Professora Francisca, ex presidente da Câmara, destacou os projetos de leis apresentados na Casa e, ao levar em consideração os confrontos com a gestão ano passado, pediu para a equipe do prefeito não vê-la como inimiga. "Queremos (os vereadores) o melhor para todos. Em função disso, atuamos muitas vezes como interlocutores entre a população e o prefeito. Por causa dos obstáculos pelos quais o gestor enfrenta, nem sempre dá para resolver as situações da forma que queremos", destacou. O vereador Jessé da Agricultura parabenizou o prefeito pelas obras de infraestrutura urbana, desejando somar forças com o gestor para ajudar a promover as ações necessárias e de interesse do povo. "Conta com meu apoio prefeito. Queremos ajudar a Prefeitura a direcionar as ações para a agricultura. O agricultor familiar é um persistente, um lutador. O objetivo da Câmara e seus vereadores é ajudar o povo e seu município", disse. Já Roberlandio da Malacacheta pregou a união de todos em prol do desenvolvimento do Município, que está em um caminho de "peregrinação". "Não recebemos uma cruz que não podemos carregar. Temos condição de superar as dificuldades e conquistar o que almejarmos", afirmou Já Welbinho do Zemar e Jorge Erivan, vice presidente e presidente da Casa, fizeram discurso conciliador e positivo em nome dos demais vereadores. "Este ano, os trabalhos tem tudo para dar certo. Nos dois anos anteriores, a Câmara não andou junto com o prefeito e sua equipe. Peço para sentarmos, uma vez por semana, para pensar na melhoria da população", propôs o vice. O presidente Jorge Erivan parabenizou os secretários que estão se destacando na gestão, e assim como Welbinho, destacou a importância de todos trabalharem alinhados.