SEBRAE/ Curso visa capacitar agentes de desenvolvimento
08 DE ABRIL DE 2019

— Foto: Peyxotinho/ASCOM/Cantá

✔O Município de Cantá está sendo representado no curso Agente de Desenvolvimento – Básico, promovido pelo Sebrae/RR.

O curso foi aberto nesta segunda-feira na Unidade SEBRAE – Airton Dias, Rua Aquilino Mota Duarte, bairro São Francisco, com participação do servidor Francisco Peixoto (Peyxotinho Neto Peixoto), do Município de Cantá.

Ao todo, estão participando 15 pessoas, representantes dos municípios do Estado de Roraima. Alguns municípios enviaram até dois representantes.

A capacitação vai ser realizada no período de 8 a 12/04 nos turnos da manhã e tarde, com aulas ministradas pelo consultor Rômulo Rende, da empresa Rende Consultoria com sede em Belo Horizonte - MG.

A atuação dos agentes é fundamental para articular as ações públicas para a promoção do desenvolvimento local e territorial.

O cargo foi criado para auxiliar o processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

No entanto, o papel do agente e sua influência positiva no município vão além das atividades relativas à Lei Geral.

A expectativa é a de que o agente venha a desempenhar um papel importante de coordenação e continuidade das atividades para desenvolvimento sustentável do município, juntamente com o poder público municipal e as lideranças do setor privado local.

Dentro das competências e conhecimentos, o
agente deverá ter a capacidade de planejar, executar e articular as políticas para implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no Município e criar uma articulação e mobilização na cidade em torno da causa do desenvolvimento local.

A capacidade de planejar estrategicamente, interagir com as lideranças, ter capacidade de negociação e ponderação deve acompanhar um conhecimento básico e crescente sobre desenvolvimento, suas práticas e princípios.

Parte desses conhecimentos específicos será desenvolvida por meio da rede de articulação do governo federal e Sebrae com entidades municipalistas, e com a Rede de Agentes de Desenvolvimento.