AUDIÊNCIA PÚBLICA/ Secretária Suely Santos presta contas da saúde
11 DE ABRIL DE 2019

— Foto: ASCOM

✔A audiência pública para a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, vigência 2018 e 2019, foi um sucesso.

A secretária de saúde Suely Santos apresentou a prestação de contas nesta quinta-feira, na Câmara Municipal, com participação de servidores, membros do Conselho de saúde e público em geral.

Durante a apresentação, a secretária respondeu a perguntas dos vereadores, membros do conselho de saúde e demais servidores.

O vereador Wendell Feitosa agradeceu a Suely e ao prefeito por terem reestruturado os postos médicos do Município.

Para ele, as mudanças na área de saúde são visíveis. "Hoje vemos remédios nos postos, ações e atendimentos nas unidades", reconheceu.

O vereador Neguinho da saúde também parabenizou a secretária e o prefeito pelas grandes transformações realizadas no setor.

"Creio que tudo isso deve-se ao trabalho de equipe. Caso contrário, não estaríamos vendo os resultados agora", afirmou.

Os vereadores abordaram muitas situações e questionaram outras, mas souberam reconhecer a dedicação e o empenho da gestão em promover as melhorias.

Um detalhe importante, mencionado pelos vereadores foi em relação aos princípios pelos quais a secretária preza em seu trabalho.

Eles acreditam que cumprimentar, falar e tratar bem e com humildade as pessoas, os servidores e o cidadão são cuidados indispensáveis no serviço público.

Um dos questionamentos da audiência foi a respeito das exonerações e da contratação de servidores que não moram no Município.

Em relação a esses servidores, Suely disse que sua prioridade é o contrato dos que possuem compromisso e ainda dos que moram na Cidade.

Ela explicou que fez questão de manter a servidora Marilucia Rodrigues no RH da saúde por sua competência e confiança.

Apesar das exonerações realizadas na pasta, a Secretaria disse que vai poder contratar alguns cargos em função da ativação de novas unidades de saúde.

Todavia esclareceu que o esforço da equipe é grande para alcançar as metas do Ministério da Saúde, como as das ações no combate a malária, que reduziram o número de casos.

Segundo ela, foram abertos
laboratórios de microscopia nas vilas São Raimundo e PA Pau Brasil, distribuídos mosquiteiros, feito parcerias entre órgãos públicos, bem como capacitações, como as do Samu.

Mesmo sem repasses do Governo do Estado previstos em lei, a clínica de fisioterapia atende desde a população local, até pessoas de Boa Vista.

Da mesma forma, ocorre em unidades como o Caps e postos médicos, como o da Vila São José, que atende pessoas até do Km 500.

FAZENDO MILAGRES
Essas mudanças só foram possíveis graças a captação de recursos federais, por meio de emendas parlamentares.

As parcerias com com deputados federais e senadores garantem esses benefícios a população, principalmente das regiões mais distantes do Município.