CONFERÊNCIA/ Prefeito Carlos Barbudo fala dos avanços na saúde municipaL
12 DE ABRIL DE 2019

— Foto: ASCOM

✔A soma de esforços empreendidos pela Prefeitura para melhorar a saúde do Município foram destaques da abertura da 5a. Conferência Municipal de Saúde. A conferência foi aberta ontem no Centro Pastoral da Igreja Católica com participação do prefeito Carlos Barbudo, a secretária de saúde Suely Santos e a conselheira tutelar Michela Lívia. Este ano, o tema da conferência é Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS. Promovida pelo conselho municipal de Saúde em parceria entre a Prefeitura, a conferência contou com participação de 75 pessoas durante a abertura. Desse total de participantes da conferência, seis estão representando as comunidades indígenas Laje e Tabalascada como delegados. Na ocasião, o prefeito Carlos Barbudo falou da conquista dos recursos investidos na saúde do Município, que permitiram a reestruturação de postos e a melhoria do atendimento na saúde. O prefeito estabeleceu ainda um parâmetro entre a situação anterior no transporte na saúde, ao ressaltar a importância da frota do setor que permite atender a comunidade. Barbudo disse que está feliz com as transformações realizadas no cenário da saúde do Município, com equipamentos, veículos e remédios nos postos. Ele deu os parabéns a equipe do Conselho da Saúde pela realização do evento e as boas vindas aos delegados inscritos. Eles vão deliberar propostas para levar a conferência Estadual. Após, foi aprovado o regimento, seguido de uma mesa redonda com Fábio Almeida (do SUS), que fez análise de conjuntura na área de saúde. O ex secretario do município falou sobre o tema da conferência, traçando um olhar sobre as condições de vida da população local. Fábio destacou a importância da defesa dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde para garantir o acesso aos pobres. Nesta sexta-feira, a programação inicia às 8h30, com mesa redonda, tratando do tema da conferência. Além disso, terá discussões sobre financiamento adequado e suficiente para o SUS, com Joseilson e Neila Denise, coordenadora de Atenção Básica de Saúde do Município.