VILA FÉLIX PINTO PRESTIGIA PROGRAMAÇÃO DA EQUIPE DE ENDEMIAS
01 DE MAIO DE 2019

— Foto: PEYXOTINHO/ASCOM/CANTÁ

✔A equipe de endemias da Prefeitura quebrou a rotina da vila Félix Pinto, localizada a 75 quilômetros da sede do Município, nesta terça-feira com vasta programação alusiva ao Dia Mundial da Luta contra a Malária (25/04). O evento foi marcado por panfletagem, homenagem, palestras, exposição do malareômetro e apresentação musical com a estudante da escola Ana Maria de Lurdes, Amanda Silva. O prefeito Carlos Barbudo, o presidente da Câmara Municipal Jorge Erivan, o vereador Amigo Tata, e a secretária municipal de saúde Suely Santos participaram do evento. A secretaria promoveu uma tarde de conhecimentos sobre a malária, a fim de despertar a atenção das pessoas, profissionais que atuam na área da saúde e gestores. Um dos destaques foi a palestra sobre a malária, com Eduardo Toledo, do Projeto Apoiadores Municipais para Prevenção e Controle da Malária, do Ministério da Saúde. A programação foi acompanhada pela gerente do Núcleo Estadual de Malária, Dulcineia Barros, que parabenizou o gerente de endemias José Ribamar Alves pela iniciativa. Na ocasião, o gerente de endemias informou que serão entregues a partir de segunda-feira na Félix Pinto mosquiteiros (impregnados por inseticida) de rede e cama. Para o vereador Amigo Tata, a secretaria de saúde está de parabéns por suas ações. "Ano passado, o setor de endemias não possuía sequer veículo para trabalhar. Hoje vemos um cenário diferente", afirmou. O vereador Jorge Erivan também elogiou a secretaria pelo desempenho na saúde. "O município de Cantá já foi campeão de malária, mas hoje o número de casos reduziu bastante", afirmou. Dulcinéia agradeceu a gestão municipal por cumprir seu papel em dar suporte para a equipe de endemias, que está fazendo um trabalho louvável. "Fico feliz pela redução da malária. (...) Duas ações podem manter a doença sob controle: o teste rápido e o mosquiteiro impregnado por inseticida", disse. No acumulado deste ano, o Cantá está com 704 casos de malária. Em abril, os números caíram de 161 para 34. A secretária Suely Santos agradeceu pelas felicitações e destacou que o objetivo da pasta é promover melhorias para o município. O prefeito Carlos Barbudo agradeceu a todos por prestigiarem o evento e se mostrou feliz em ver os resultados das ações da Secretaria de Saúde em benefício de todos "Viajamos muito a Brasília em busca de recursos e agora estamos usufruindo dos seus benefícios, dando retorno para a população", obrigado a todos os parceiros. Barbudo disse que a saúde está equipada e tem transporte de qualidade até 2030. Isso demonstra seus esforços e que acredita no Cantá: "Estamos cumprindo nossos compromissos com muita garra e coragem. Todos sabem da nossa situação. (...) Um dia sonhamos e hoje estamos realizando esses sonhos", afirmou. No encerramento do evento, o prefeito sorteou alguns brindes para a população da vila Félix Pinto. Vereadores, secretária Suely e demais membros da equipe da Prefeitura entregaram os presentes para as pessoas presentes. #DA MALÁRIA No Estado, o Cantá ficou entre os três municípios com maior número de casos de malária. Os sintomas mais comuns da doença são dor de cabeça, dor no corpo, fraqueza, febre alta e calafrios. Malária tem cura e a medicação para o tratamento é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. O diagnóstico e o tratamento oportuno e adequado dos casos, além de medidas específicas de controle do mosquito transmissor, são as mais importantes estratégias para controlar e prevenir a malária.