Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contras Crianças e Adolescentes

Nesta quarta-feira (18) foi realizado, na Comunidade Indígena Malacacheta, um evento de conscientização sobre o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

O projeto de lei 349, de 17 de junho de 2021 institui no calendário oficial de eventos e datas comemorativas do município de Cantá a semana municipal de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescente e da outras providencias.

O evento contou com diversas atividades e serviços, como palestras, recreação infantil, apresentação cultural com o grupo de Parixara, torneio de futebol, exposição de medicamentos tradicionais, atendimento com as equipes da Defensoria Itinerante, Coordenação de políticas para as mulheres – Setrabes (Ônibus Itinerante da Casa da Mulher Brasileira), Instituto de Apoio e Assistência aos Reenducandos e Famílias do Estado de Roraima, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência e Ação Social,Secretaria de Educação, Associação Anjos de Luz e Conselho Tutelar.

Em seu discurso, o Prefeito André Castro ressaltou que “hoje os índices são motivos de alerta, por isso é preciso que os pais cuidem das crianças, observem todos os sinais que as crianças apresentem diferente da rotina e principalmente, que haja diálogo entre os pais e os filhos”, enfatizou.

Essa ação é um dia de luta e conscientização, envolvendo os poderes públicos e a sociedade civil e nos alerta para ficarmos sempre atentos e vigilantes para combatermos diuturnamente este crime.

Origem da data — No dia 18 de maio de 1973, uma menina de Vitória, capital do Espírito Santo, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada. Seu corpo foi encontrado desfigurado seis dias depois e até hoje os agressores não foram punidos. Desta forma, a partir da legislação federal, essa data passou a ser dedicada à mobilização da sociedade pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Participaram do evento o Prefeito André Castro, o Vice-Prefeito Ângelo Ferreira, o Excelentíssimo Senhor Juiz Parima Dias Veras da 1º vara da infância e juventude, o Senhor José Eraldo – representando o Excelentíssimo Senhor Oleno Matos, Defensor Público Geral Interino do Estado de Roraima,  o Excelentíssimo Senhor Anedilson Nunes – Promotor de Justiça da Infância e da Juventude, o Excelentíssimo Senhor Edson Dama – Promotor de Justiça do Estado de Roraima, a senhora Maria da Conceição – Presidente do Instituto de apoio e assistência aos reeducandos e familiares do Estado de Roraima, senhora Tânia Soares – Secretária do Trabalho e Bem-Estar Social – Setrabes, Secretária de Assistência e Ação Social – Maria da Guia, Secretário do Índio – Gleidson Nicácio, Secretário de Saúde – Alex Lima, Secretária de Agricultura – Rejane Boyle, Secretário de Segurança – Nilmar Lima e Secretário de Cultura – Gilson Pontes.