PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

Nesta última sexta-feira (26/11) a Prefeitura de Cantá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria Municipal do Índio e Secretaria de Saúde – representadas respectivamente pelo Secretário Cláudio Lima, senhora Wilma Lira (chefe da divisão de Educação Ambiental), Secretário Gleidson Nicasio e senhora Heloisa Alexandre (Coordenadora de Epidemiologia), e o Vereador Ítalo Vogel participaram de uma reunião juntamente com todos os municípios que integram o TED UFRR/FUNASA na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico – PMSB de Roraima.

A reunião foi com o objetivo de entregar aos municípios os produtos já aprovados (A, B e C), os produtos finalizados para que os municípios analisem e aprovem (D e E) e a Minuta para Elaboração da Lei Municipal de Saneamento.

O município possui dois comitês responsáveis pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico: o Comitê de Coordenação e o comitê executivo. O primeiro é formado por representantes do Poder Executivo, Vereador da Câmara Municipal, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Meio Ambiente e Sociedade Civil – Associação dos moradores e amigos da Cidade Santa Cecília, e o segundo comitê é formado por representantes da CAER, Secretaria de Assistência e Ação Social, Secretaria de Educação, um técnico da Secretaria de Infraestrutura, um técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Administração, Planejamento e Finança, Secretaria de Saúde e Secretaria do Índio.

O Comitê de Coordenação deverá discutir, avaliar e aprovar o trabalho produzido pelo comitê executivo, além de criticar e sugerir alternativas, buscando promover a integração das ações de saneamento inclusive do ponto de vista de viabilidade técnica, operacional, financeira e ambiental. E o Comitê Executivo deverá executar todas as atividades previstas sob orientação e apoio técnico da equipe da Universidade Federal de Roraima, apreciando as atividades de cada fase da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Cantá, submetendo cada produto à avaliação do comitê de coordenação.

A Prefeitura segue trabalhando em prol de melhorias para o município.