Prefeitura implantará projetos nas comunidades indígenas através de parceria com a OXE Energia

Na manhã desta quarta-feira o Prefeito André castro reuniu-se com os tuxauas das Comunidades Indígenas Canauanin – Tuxaua Aldeci Solon, Tabalascada – Tuxaua Cesar da Silva, Malacacheta – Tuxaua José Ailton, Lage – Coordenador Ítalo e Coordenador Regional dos tuxauas da Serra da Lua – Clóvis Ambrósio, juntamente com os Secretários Gleidson Nicácio – Secretário do Índio e Secretária Rejane Boyle – Secretária de Agricultura, para tratar dos projetos que, por meio de articulação da Prefeitura, serão financiados pela OXE Energia nas referidas comunidades.

As quatro comunidades serão atendidas com três projetos, sendo eles: Implantação do Sisteminha (sistema de peixe, frango e horta) – atendendo 50 famílias, Projeto Horta – atendendo 80 famílias e Projeto de Suinocultura – atendendo 40 famílias, totalizando um investimento de R$1,2 milhão (um milhão e duzentos mil reais), recursos já garantidos pela empresa OXE Energia. Além desse investimento já garantido pela empresa citada anteriormente, o Prefeito André se compromete em buscar mais recursos para expandir esses projetos, fortalecendo as comunidades, tornando-as autossustentáveis.

Além dos projetos a serem implantados nas comunidades, os tuxauas também trataram de outras demandas das localidades. De acordo com o Tuxaua Aldeci do Canauanin, nunca as comunidades indígenas tiveram um prefeito que deu a oportunidade que está sendo dada pela atual gestão. “O que esperamos que aconteça é o desenvolvimento das comunidades e juntos fazermos acontecer”, declarou o tuxaua.