PLANO DIRETOR MUNICIPAL/ Prefeitura realiza oficinas comunitárias
05 DE ABRIL DE 2019

— Foto: Peyxotinho/ASCOM/Cantá

✔Moradores da vila Serra Grande I e do Distrito Félix Pinto marcaram presença nesta quinta-feira na 1ª Oficina de Elaboração do Plano Diretor Municipal. Conforme o secretário de meio ambiente Edson Araújo, o Plano Diretor é um mecanismo legal que visa orientar a ocupação do solo urbano, tomando por base interesses coletivos e difusos, como a preservação da natureza e da memória. O prefeito Carlos José da Silva fez a abertura dos trabalhos coordenados por uma equipe de seu gabinete na escola estadual Mário Homem de Mello, na Serra Grande I. Os presidentes dos conselhos municipais de Cidades, Jacizia Costa de Mello, e de Turismo, Peyxotinho Neto, participaram dos trabalhos. A vice presidente da Associação dos Moradores do Distrito de Santa Cecília, Vânia Coelho, também marcou presença. Durante a abertura, Barbudo falou da importância dos moradores participarem das ações em prol da elaboração do plano e os benefícios que ele proporcionará a todos. Na oficina de leitura comunitária, os consultores do Instituto Amazônia realizaram palestra sobre a temática do plano para os moradores presentes. Em seguida, dividiram os participantes em grupos temáticos para debater os assuntos e necessidade da comunidade com diferentes. Entre eles, economia local, turismo, acessibilidade, trânsito, transporte e vias públicas, bem como a cultura, educação, esporte e lazer, assistência social, iluminação pública, saneamento básico, saúde, e segurança. Após, os moradores apresentaram as demandas da comunidade sobre os temas propostos para os consultores presentes. A oficina realizada no Distrito Félix Pinto teve participação considerável de moradores que apresentaram as diversas demandas dentro das áreas abordadas.