PRESTAÇÃO DE CONTAS/ Secretário de Agricultura relata atividades realizadas em 2018 e 2019
10 DE ABRIL DE 2019

— Foto: ASCOM/Cantá

✔Em audiência pública, nesta quarta-feira, na Câmara Municipal, o secretário de Agricultura Marcelo Cawboy mostrou o trabalho voltado ao agricultores do Município. Durante a audiência pública, o secretário foi parabenizado pelos vereadores pelos seus esforços e a dedicação em prol do desenvolvimento da agricultura. Da audiência pública, participaram amigos, parceiros e estudantes da Fares que fazem estágio na secretaria. Dos parceiros, destaque para o representante do Sistema Fazer/Senar e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município, Silvio de Carvalho. Mesmo sem estrutura e pessoal para o trabalho, Cawboy busca alinhar, articular e selar boas parcerias no Estado para atender e dar a atenção que o produtor merece. Por meio de parcerias entre o Senar e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Estado, montou a sede da Secretaria de Agricultura onde também presta apoio e consultoria ao homem do campo. Só com o Senar, realizou os cursos de formação rural na área de fruticultura, na vila Serra Grande I e Vila Central, bem como os de inclusão digital e mecânica de moto, na sede do Município. Outros cursos foram os de operação e manutenção de tratores agrícolas, na região da Confiança II, e o de mandiocultura, na vila São José. Cawboy articulou com o Sebrae a realização de projeto dentro do programa Prefeito Empreendedor e o do Líder, que contará com participação de lideranças locais. Ano passado, ele também deu apoio total ao IBGE Roraima na realização do Censo Agropecuário, importante mecanismo no levantamento da produção do Município. Segundo Cawboy, Cantá é o 4° produtor de gado do Estado. Na piscicultura também não fica atrás, possuindo grandes produtores. Para alavancar a produção, o secretário receberá tratores e implementos agrícolas, a serem adquiridos por meio de recursos de emenda da ex parlamentar Maria Helena. E mais: por meio de parceria entre a Secretaria Estadual de Agricultura, ganhou a doação de uma caminhonete Ford Ranger, que precisa de reparos. "Esse veículo vai ser usado, assim que ganhar melhorias, nos trabalhos desenvolvidos junto aos pequenos produtores das vilas e vicinais", explicou. Ao longo de quase dois anos a frente da secretaria, Cawboy prestou atendimentos a mais de 200 produtores visando a retirada de DAP e extrato de plantel. Além disso, fez a produção e doação de aproximadamente duas mil mudas na sede da Secretaria. Ele realizou ainda mais de 300 visitas a propriedades rurais para prestação de assistência técnica e extensão rural. #RELAÇÕES INSTITUCIONAIS* A secretária de Relações Institucionais Fernanda Curvina também prestou contas das atividades da pasta. Ao ser questionada pelos vereadores, a secretária falou da função exercida perante o poder executivo. Em resposta sobre as relações entre executivo e legislativo Fernanda disse que pretende aproximar mais os poderes.