Formatura da primeira turma dos cursos técnicos de agente comunitário de saúde e de agente de combate a endemias

A Prefeitura de Cantá realizou (14), na Sede, por meio da Secretaria de Saúde, a formatura de 49 agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, reforçando a valorização de novos técnicos no Município.

A formatura contou com a presença do Prefeito André Castro, da primeira-dama Maria da Guia, do secretário de saúde Alex Lima e da coordenadora da Atenção Primária de Saúde, Alessandra Leite.

Melhorar indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária foram os objetivos principais para a formação técnica dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias.

A formação ocorreu no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas/aula e duração mínima de 10 meses, por meio do TCC “Como educadores para a cidadania atuam na prevenção e no cuidado à saúde dos munícipes”.

Formados, agora os novos técnicos de saúde e de combate a endemias já podem fazer aferição de Pressão Arterial (PA), teste de glicemia, entre outros serviços de saúde.

Antes, na condição de agentes, eles só coletavam informações para os indicadores do Sistema do Ministério da Saúde, do Governo Federal.