I Conferência Municipal de Saúde Mental de Cantá/RR

Nos dias 24 e 25/03 foi realizada a I Conferência Municipal de Saúde Mental de Cantá/RR, pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura de Cantá, através da Secretaria de Saúde.

A conferência teve como tema: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, e a finalidade de propor diretrizes para a formulação de politicas públicas nas três esferas: municipal, estadual e nacional e o fortalecimento dos programas e ações voltadas para o tema.

No dia 24/03 foi realizada a solenidade de abertura com apresentações culturais, fala das autoridades presentes e a leitura e aprovação do regulamento. No decorrer do dia 25/03 foram realizadas palestras sobre os 4 eixos de trabalho e posterior trabalho em grupos, levando para à plenária as propostas discutidas e formuladas por cada um, por fim foi realizada a eleição dos Delegados que irão participar da Conferência Estadual de Saúde Mental.

Foram eleitos 8 delegados, sendo 4 usuários do SUS, 2 representando a gestão do SUS e 2 profissionais de Saúde do SUS e também 3 suplentes, sendo um de cada segmento citado anteriormente. Todos os eleitos irão participar, representando o município, da etapa Estadual, que está na sua segunda edição.