Janeiro Roxo | Palestras da Campanha contra hanseníase começam na próxima segunda-feira 🗣️🏥👏

Palestras da Campanha contra hanseníase começam na próxima segunda-feira

A Prefeitura de Cantá já definiu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) as datas das palestras da Campanha Janeiro Roxo nas unidades de saúde do Município.

Neste mês de conscientização sobre a hanseníase com o tema “Conhecer para não Discriminar!”, as palestras da Semsa iniciam no dia 15, prosseguindo até o dia 30, terça-feira.

No Município, o final da campanha (dia 30/Sede) culmina com Dia Mundial contra a Hanseníase. No dia seguinte, 31, é comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, data instituída pela Lei nº 12.135/2.009.

Dentro da programação, após as palestras, os enfermeiros vão avaliar na unidade de saúde os pacientes que sinalizarem ter algum sintoma e encaminhar os suspeitos para atendimento pela dermatologista.

A hanseníase é uma doença que tem cura, causada pelo bacilo de Hansen. A transmissão ocorre pelas vias aéreas, fala, tosse e espirros, quando uma pessoa doente, sem ter iniciado o tratamento, elimina o bacilo por meio de secreções. O tratamento é gratuito e é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).