História do Município

CANTÁ

Cantá é um município brasileiro do estado de Roraima, integrante da Região Metropolitana de Boa Vista. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 18 335 habitantes em 2019.

História

No início da década de 1950, foi criada através da Divisão de Produção Terras e Colonização (DPTC) a Colônia Brás de Aguiar que tinha como objetivo produzir gêneros alimentícios para o mercado consumidor de Boa Vista. É importante citar que antes disso toda região da serra do Cantá era habitada por índios. O município foi criado a partir da lei nº 009, de 17 de outubro de 1995 com terras dos municípios de Bonfim e Caracaraí.

Geografia

Em 2019, o município possui uma população de 18 335 habitantes, e uma área territorial de 7.664,831 km², o que resulta em uma densidade demográfica de 2,39 hab/km². Sua participação em relação ao estado é de 3,41% e a participação de povos indígenas em relação ao total do município é de 5,40%.

Localidades principais

Segue uma relação de das principais localidades não-indígenas do município e suas respectivas populações segundo o Censo de 2010.

Segue uma relação de das principais localidades não-indígenas do município e suas respectivas populações segundo o Censo de 2010.

2.257 habitantes - Cantá (sede)
167 habitantes - Vila São Raimundo
677 habitantes - Vila Félix Pinto

A Vila Félix Pinto foi criada no início da década de 1990 inserido no projeto de assentamento agrícola da Confiança III, sua economia gira em torno do funcionalismo público,comércio, agricultura e pecuária. Dentro dela podemos destacar os trabalhos das seguintes entidades: Escola Estadual Professora Genira Brito Rodrigues, Escola Municipal Ana Maria de Lurdes Oliveira, as igrejas católica, Assembleia de Deus e Adventista.

83 habitantes - Vila do Aguiar
236 habitantes - Vila União
239 habitantes - Vila Santa Rita
465 habitantes - Vila Central
404 habitantes - Vila Serra Grande II
252 habitantes - Vila Serra Grande I
566 habitantes - Vila Santa Cecília

Foto: pt.wikipedia.org/wiki/Cant%C3%A1

Foto: pt.wikipedia.org/wiki/Cant%C3%A1

Clima

O clima do município é de tipo quente e semiúmido. Conta com um período de 5 a 6 meses secos e duas estações bem distintas: verão, que é a época de seca; e inverno, que é definida como a época de chuva. A época de seca vai do mês de outubro ao mês de março, e a época de chuvas se prolonga do mês de abril ao mês de setembro.

A temperatura média anual é de 27,5 °C e a precipitação pluviométrica do município é de 1.750 a 2.000 mm. Já no solo, predomina o relevo plano, que representa cerca de 70% da área; as elevações isoladas, representando 10%; e também áreas com relevo fortemente ondulado, cujas são representadas por 20% da área. O município de Cantá é banhado pelos rios Branco, Quitauaú e Baraúna. O município, em sua cobertura vegetal, possui florestas ombrófitas densas e áreas de contato (formação pioneira/floresta).

Atrações turísticas

O município de Cantá também possui suas belezas naturais. Uma das principais é a Serra Grande, ideal para a pratica de esportes radicais, como o alpinismo e trilha. A Serra Grande possui quedas d'água que, durante a época das chuvas, se transformam na bela cachoeira Véu de Noiva.

O município também é reconhecido como a capital do abacaxi. A safra é comemorada com a Festa do Abacaxi, que pela tradição acontece sempre no mês de dezembro. Um outro evento de grande destaque é a festa do Milho na Serra Grande I e da Mandioca na Vila Fonte Nova.Entre as três vilas citadas ainda encontramos a Fazenda Castanhal com o turismo rural.

Foto: makunaima.com

Foto: Weliton Nunes

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cant%C3%A1

Pular para o conteúdo