Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário

Brito Luis Dresch

 de competência da Secretaria Municipal de e Desenvolvimento Agropecuário: 

Planejar, operacionalizar e executar a política de desenvolvimento agrícola; 

Coordenar as administrações distritais e dos assentamentos; 

Desenvolver projetos em conjunto com as organizações representativas dos Distritos, objetivando a expansão das atividades rurais, na busca de alternativas que visem aperfeiçoar as potencialidades locais, permitindo a auto-sustentação, o aumento da renda e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida do produtor rural; 

Elaborar cronograma de obras públicas nos distritos rurais, em conjunto com a Secretaria de Obras; 

Desenvolver estudos e diretrizes objetivando planejar e gerenciar as ações de desenvolvimento de programas e projetos do setor agrícola no Município; 

Orientar a recuperação e o uso adequado do solo agrícola e dos recursos naturais, como um todo, para a sustentação da atividade agropecuária; 

Orientar e fiscalizar os processos e procedimentos dos estabelecimentos que se destinem ao abate, produção, transformação e industrialização de produtos de origem animal, no âmbito municipal; 

Promover constantemente a modernização técnica através de estudos para a melhoria dos serviços oferecidos pela Secretaria; 

Prestar assessoria e assistência técnica aos programas desenvolvidos junto aos produtores rurais, objetivando o desenvolvimento dos programas atendidos pela Secretaria; 

Promover seminários, eventos, palestras, fóruns, cursos de treinamentos e capacitação para o produtor rural, visando à melhoria da qualidade de vida e agregando valores em suas propriedades; 

Difundir o conhecimento técnico referente à eficiência tecnológica, econômica e administrativa das cadeias produtivas e a qualidade de produção; 

Incentivar o produtor rural a diversificar suas atividades em culturas alternativas, através de programas implementados pelo Município; 

Adquirir máquinas e equipamentos necessários à manutenção da infra-estrutura rural e manutenção de estradas rurais; 

Coordenar e atualizar os dados das propriedades rurais do Município através do Cadastro Técnico Rural; 

Manter programa nas diversas áreas da cadeia produtiva rural, visando melhores condições de trabalho e qualidade na produção; 

Prestar assessoria aos programas desenvolvidos junto aos produtores rurais, associações de produtores e feirantes visando à organização e estruturação das entidades representativas, em parcerias com outras entidades do setor; 

Desenvolver ações integradas com outras Secretarias Municipais; 

Executar atividades administrativas no âmbito da secretaria; 

Exercer o controle orçamentário no âmbito da Secretaria; 

Efetuar o planejamento das atividades anuais e plurianuais no âmbito da secretaria; 

Zelar pelo patrimônio alocado na unidade, comunicando o órgão responsável sobre eventuais alterações.

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